Olá!

Sabia que você pode trocar suas cartas com defeito? Ao contrário das fabricantes americanas e japonesas, no Brasil a COPAG fornece um serviço de troca totalmente gratuito.

Aqui estão os passos para fazer a troca:

O que é uma carta com defeito?

Primeiro é importante saber diferenciar "Carta com Defeito" com "Carta Danificada" ;

"Carta Danificada" (condição D) e é causada por manuseio descuidado;

"Carta com Defeito" já vem com algum problema de fábrica, alguns problemas comuns são:

  • Carta muito fora de centralização
  • Marcas de crimpagem (selagem do booster) na carta.
    • nota: algumas pessoas colecionam cartas assim e pagam um valor um pouco maior por elas, mas é um costume mais comum nos EUA (provavelmente por não terem esse serviço de troca lá)
  • Desgaste ou amassados nas bordas causada por lâmina cega na fábrica ou na selagem da caixa.
    • Comum de acontecer em Latas, Baralhos (Nível 2 e 3) e Caixas fabricadas antes de 2024)

  • Marcas de cola na frente ou nas costas, mesmo tendo acabado de sair do booster

Tenha em mente que essas condições só são válidas para cartas que acabaram de sair do booster ou outros produtos. Não adianta pegar uma carta de 2010 e falar pra copag que a carta esta desgastada.

Também é pouco provável que eles troquem cartas de coleções antigas (2015, 2020) uma vez que o formato das cartas já mudou e possivelmente não têm mais como reimprimir essas cartas.

Como fazer a troca

Você precisará juntar as seguintes informações:

  1. Foto do frente e verso da carta, evidenciando claramente o problema (veja abaixo que a arte do mew está quase sendo cortada da carta, então ela se enquadra numa troca por erro de centralização)
  2. Código do lote (impresso na caixa e na parte de traz do booster, os números são diferentes)
  3. Nota fiscal da compra

Uma vez com essas informações, mande um e-mail para [email protected] explicando o ocorrido e anexe as imagens.

obs: Caso você já tenha jogado o pacote/caixa vazios e nota fiscal fora sem querer, apenas mencione que não sabia que seria necessário e não os possui mais.

A partir daqui a Copag pode tomar duas posições para realizar a troca (caso seja possível):

  1. Ela pode pedir seu endereço e fornecer um código de logística reversa do correio para você enviar a carta para eles analisarem o problema e depois te enviar uma carta nova (ou a mesma caso julguem que o problema não se encaicha em uma troca).
    - Aqui é importante dizer que é melhor já levar a carta embalada, não são todas as agências que fornecem o pacote/envelope.
  2. Ou a COPAG pode pedir para você fazer um video destruindo a carta (atente-se às instruções do e-mail para não fazer o video incorretamente) e os seu endereço para poder enviar uma carta nova, após receberem o video.

Até o momento da criação deste guia, a COPAG não pede nenhum valor em dinheiro para realizar a troca. Eles mesmos arcam com os custos do envio da carta junto aos correios.

IMPORTANTE: Não se apresse em tentar enviar a carta ou destruí-la ANTES da COPAG dizer o que precisa ser feito, aguarde as instruções primeiro.

Após isso, a COPAG irá enviar um código de rastreio para você e é só esperar chegar :)